A importância da mãe na educação escolar

Muitas famílias acreditam que a educação dos filhos acontecerá quase totalmente na escola. Entretanto, torna-se cada vez mais necessária a participação dos pais nesse processo educacional que a criança ou o adolescente irá desenvolver.

Em homenagem à semana do Dia das Mães, queremos mostrar o quanto a figura maternal influencia tanto no quesito comportamental quanto intelectual. Quando a criança pode contar com o apoio da mãe em casa, atrelado à ajuda do professor na escola, ela aprende mais rápido e de forma mais saudável. A influência é tão grande que vai além do ensino em casa, visto que um aluno mais feliz e com um ambiente familiar saudável também acaba produzindo mais no ambiente escolar.

Mesmo assim, ainda restam muitas dúvidas sobre a melhor forma de se fazer presente e de contribuir de maneira ativa para o desenvolvimento dos filhos. Seguem algumas dicas:

1. Acompanhe e mostre interesse nas atividades diárias das crianças
  2. Saiba quais são as necessidades e preferências de cada filho
  3. Esteja por dentro do que acontece na sala de aula e nas videoconferências
  4. Participe das reuniões de escola sempre que puder

Como pode ser observado, se envolver na rotina escolar dos filhos vai além de simplesmente perguntar como foi o dia, o que a criança aprendeu e verificar se o dever de casa foi feito. Uma mãe efetivamente participativa também dedica tempo para comparecer tanto nas reuniões periódicas com os demais pais da turma como em encontros individuais com os professores.

O mais importante é tirar um tempo de qualidade com seu filho. Muitas mães trabalham fora de casa e têm muitas tarefas para resolver ao longo do dia, mas dedicar um tempo à educação das crianças em casa é tão necessário quando o período que estão na instituição educacional.

Vale lembrar que a tecnologia também facilita essa aproximação com a vida acadêmica do filho, podendo ser feita através das plataformas da escola ou até mesmo das redes sociais. A troca de mensagens também é uma opção para checar ativamente o desempenho do filho mesmo estando no trabalho, por exemplo.

A verdade é que como todos sabem, mãe é uma pessoa única e que tem um papel muito importante na vida de seus filhos, servindo muitas vezes como exemplo e motivação. Que essa semana das “mães” seja não somente educativa, como também divertida e cheia de alegria.