A importância da atividade física para as crianças

Com o avanço tecnológico temos percebido cada vez mais o consumo de tecnologia entre as crianças, através do celular e de computadores, principalmente no último ano em que elas se viram obrigadas a ficar em casa. Este fato tem aumentado a preocupação de pais, já que representa a diminuição da prática de atividades físicas. Entretanto, é possível motivar as crianças a não ficarem paradas através de diferentes brincadeiras e jogos que podem ser praticados dentro de casa, como brincar de esconde-esconde. Também é possível fazer esportes nas escolas, que voltaram a funcionar de forma segura.

Um dos principais pontos positivos da atividade física é o combate a obesidade infantil. Segundo dados do Ministério da Saúde, uma a cada três crianças está acima do peso no Brasil, o que torna ainda mais necessário uma infância ativa. A atividade física na infância ajuda tanto no controle do peso, como a desenvolver agilidade, musculatura e sociabilização.

A diversidade de atividades também vai ajudar no desenvolvimento motor, visto que é importante para a formação neural dos pequenos e criação de gestos motores diferentes. Além disso, fazer a criança pegar gosto logo cedo ajuda a garantir um futuro mais saudável, já que torna mais fácil dela se tornar um adulto que pratica regularmente atividades físicas.

Outra característica que se torna ainda mais importante atualmente, onde os últimos acontecimentos têm afetado as crianças psicologicamente, é a redução da ansiedade e do estresse e o aumento da autoestima, promovendo o bem-estar psicológico. As atividades físicas também melhoram o desempenho acadêmico dos alunos. Por isso, é importante as escolas incentivarem o condicionamento físico entre as crianças, como é o caso do Colégio Espaço, que oferece, além da Educação Física, aulas de Karatê e Crosstraining infantil, por exemplo.

No início a criança tem a opção de testar todos os tipos de modalidade e, conforme for crescendo, ela pode escolher a que mais preferir e focar mais nesta atividade. Logo, é essencial não impor qualquer tipo de esporte a uma criança. Ela deve se sentir bem fazendo a atividade para que se divirta e tome gosto pela prática de forma saudável. O que os pais podem fazer, além de oferecer diferentes opções, é motivar e acompanhar seus filhos. As atividades em família tornam a prática ainda mais atrativa e ajuda na saúde de todos.